Mundial 2014 (final): Alemanha é tetracampeã do mundo de futebol!

E, depois de 120 minutos de futebol quase sempre jogado, a Alemanha, campeã da Europa em título, sagra-se, pela quarta vez na sua história, campeã do Mundo de futebol. Um ceptro que torna a Mannschafttambém a primeira selecção europeia a vencer um Mundial realizado no continente americano, consequência do triunfo na final do Mundial de 2014, disputado no Brasil, frente à Argentina, por 1-0, com um golo marcado aos 112 m, por Mario Götze.

Na selecção da Argentina, destaque para o facto de Di Maria não ter recuperado totalmente dos problemas físicos e começar a partida decisiva no banco, sendo substituído no onze pelo benfiquista Enzo Pérez.
Na Alemanha, destaque não apenas para a inclusão na formação titular de Klose, o melhor marcador de sempre em Mundiais, com 16 golos, mas também da chamada à última hora de Kramer, por troca com Khedira.
Recorde-se que esta vai ser a terceira final em mundiais com estas duas formações, tendo as duas anteriores termina com uma vitória para cada lado.
Nas contas do passado, a Alemanha já venceu três mundiais, em 54, 74 e 90, ao passo que a Argentina venceu dois, em 78 e 86.
A título de curiosidade, refira-se ainda que a Argentina apresentar-se-á este domingo, pela primeira vez neste Mundial, com o equipamento alternativo, azul escuro, enquanto a Alemanha subirá ao relvado com o seu equipamento principal, branco com lista vermelha.
FICHA DE JOGO
Estádio: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Árbitro: Nicola Rizzoli, de Itália

ALEMANHA
Neuer; Lahm, Hummels, Boateng, Höwedes; Schweinsteiger e Khedira; Muller, Kroos e Özil; Klose

Treinador: Joachim Löw
ARGENTINA
Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay, Rojo; Mascherano, Biglia; Pérez, Messi, Lavezzi; Higuaín

Treinador: Alejandro Sabella
1.ª PARTE
0 m - Começa o encontro.
3 m - Primeiro momento de perigo, para a Alemanha. Na marcação de um livre em posição central, já perto da linha de grande área da Argentina, por falta de Rojo sobre Muller, remate a embater na barreira, com os argentinos a saírem rapidamente para o ataque, terminado com um remate cruzado de Higuaín, que não passa muito longe da baliza de Neuer.
8 m - Com o jogo a começar como o esperado, ou seja, com a Alemanha a procurar jogar mais no meio-campo argentino, enquanto a selecção das pampas aposta nos contra-ataques rápidos pelas laterais, confirmação desta estratégia em lance protagonizado por Messi, com a "estrela" a fugir pela direita, Hummels a não ter pernas para acompanhar e o argentino a ir até à linha de fundo para cruzar rasteiro e atrasado... para um alemão.
13 m - Entrada dura de Demichelis, por detrás, sobre Klose, com o árbitro a assinalar a falta correspondente. O argentino arriscou o amarelo, mas, do livre, a Alemanha nada consegue...
17 m - Jogo interrompido, por entrada impetuosa de Garay sobre Kramer, deixando o alemão atordoado. No entanto, após assistido, lá se levanta e segue a partida.
20 m - Erro clamoroso de Kroos, que num atraso de bola para Hummels, coloca o esférico em Higuaín, a sair da posição de fora-de-jogo. No entanto e apenas com Neuer pela frente, o argentino, incrédulo com a oferta, falha o remate e a bola sai ao lado...
23 m - Jogada do ataque alemão, com Klose a receber centro rasteiro da direita de costas para a baliza mas já dentro da grande área adversária, a deixar para a entrada de Kroos, mas este a ver um adversário tirar-lhe in extremis a bola. Mas o perigo foi real...
27 m - Nova jogada de perigo para a Alemanha, com Lam a escapar-se pelo lado direito, o mais activo na Mannschaft, e a centrar rasteiro a rasgar para dentro da grande área argentina, onde Klose surge ligeiramente atrasado, para Romero afastar, quando Kramer já lá ia... a partir de fora de jogo.
28 m - Cartão amarelo - Para Shweinsteiger, da Alemanha, por interromper um lance de ataque da Argentina.
29 m - Perigo, agora para a baliza alemã, com a Argentina a desenvolver outro rápido contra-ataque, agora pela direita, com Messi a centrar rasteiro e largo, para a entrada de Higuaín ao poste mais distante, desviando assim para golo... em fora-de-jogo. Apesar dos festejos do argentino, o golo foi bem anulado.
30 m - Substituição - Na Alemanha, Kramer não recuperou da entrada de Garay e é substituído por Schürrle. Logo ele, que tinha entrado à última da hora no onze, por lesão de Khedira.
33 m - Cartão amarelo - Para Höwedes, da Alemanha, por carga dura sobre Mascherano
34 m - Canto na direita para a Argentina, por Lavezzi, com Neuer a desfazer o perigo e a lançar de pronto o contra-ataque, que termina com Muller a arrancar pela direita, a tirar Zabaleta do caminho e a cruzar atrasado, para a entrada de Schürrle, com Romero a evitar o golo com excelente defesa para canto. Grande oportunidade para uma Alemanha que continua a apostar na posse da bola, tentando jogar no meio campo do adversário, frente a uma Argentina apostada no contra-ataque rápido... e que já esteve perto de dar frutos!
39 m - Grande oportunidade para a Argentina, numa jogada individual de Messi, pela direita, com o "astro" a fugir a Hummels e, já sobre a linha de fundo, a rematar rasteiro, para defesa in extremis de Neuer, que não agarra o esférico. Por sorte, Boateng aparece a tempo de aliviar, antes de Higuaín empurrar para dentro das redes!
43 m - Erro do meio campo argentino, com Kroos a ganhar o esférico e a colocar na direita, para Müller centrar oara a área, com o esférico a ir ter de novo com Kroos, na zona central, mas com o remate a sair fraco.
45 m - Canto na direita de Kroos, com Hummels a aparecer, mas Garay a evitar e a ceder novo canto. No entanto, de novo canto na direita, Höwedes irrompe no centro da pequena área a cabecear... ao poste! O alemão, já no chão, ainda teve tempo de repetir, mas aí já estava fora de jogo, assinalado pelo árbitro assistente.
45 m - Terminam os primeiros 45 minutos e mais dois minutos de compensações de uma final muito bem disputada, com ambas as equipas totalmente concentradas e aplicadas na tentativa de chegarem ao golo, apostando a Alemanha num futebol mais de posse e a tentar jogar no meio campo contrário, frente a uma Argentina a jogar no contra-ataque rápido... e muito venenoso. Duas tácticas distintas mas a darem ambas oportunidades de golo, deixando muitas promessas de mais bom futebol para o segundo tempo.
2.ª PARTE
45 m - Recomeça a partida, com a bola a pertencer à Argentina.
45 m - Substituição - Na Argentina, sai Lavezzi para a entrada de Aguero
46 m - Começa melhor a Argentina, dispondo de duas oportunidades de verdadeiro perigo: primeiro, por Higuaín, a passe de Mascherano, mas o avançado estava fora-de-jogo; depois, numa jogada individual de Messi, que após descair para a esquerda, remata rasteiro e cruzado, ao lado.
50 m - Com a Argentina a jogar agora também com três médios, tal como a Alemanha, cuja linha defensiva está, de resto, a sentir mais dificuldades em lidar com um ataque com dois adversários muito próximos entre si, novo lance de perigo à entrada da grande área alemã, com Rojo a centrar da esquerda, Aguero a ganhar de cabeça a Hummels, mas depois Higuaín a falhar o remate.
56 m - Lance de choque entre Neuer e Higuaín, com o guarda-redes a sair e a embater com o joelho no rosto do argentino, deixando o avançado mal-tratado. O árbitro italiano, inexplicavelmente, marca falta a Higuaín.
59 m - Com a Alemanha a pausar mais o jogo e a procurar apostar no passe, cruzamento da direita de Müller, com Klose a elevar-se mais alto no centro da grande área e a cabecear de cima para baixo, mas fraco, para defesa fácil de Romero.
61 m - Perda de bola da Argentina, logo na sua defesa, com Kroos a colocar rápido para a entrada de Klose, com o avançado a centrar para a pequena área, onde surge Özil a rematar com, mal e a atabalhoado, com a coxa, ao lado. Mas a Alemanha revela, neste segundo tempo, maior dificuldade para construtir lances de perigo.
63 m - Cartão amarelo - Para Mascherano, da Argentina, por entrada dura sobre Klose ainda no meio-campo
65 m - Cartão amarelo - Para Aguero, por entrada dura e desncessária sobre Schweinsteiger, que acabou "arrancado" pela base.
70 m - Boa jogada do ataque alemã, pelo centro, com trocas de bola sempre em progressão, mas Schurrle, já só com o Romero pela frente, a adiantar demasiado o esférico...
72 m - Com o 90.º minuto a aproximar-se rapidamente, são cada vez menos os espaços concedidos pelas equipas, cientes de que uma desvantagem de um golo será cada vez mais difícil de suprimir. Sobressaem, por isso, as jogadas individuais, a última das quais por Messi, que foge da esquerda o centro e, perto da linha de grande área, remata forte... ao lado.
77 m - Substituição - Na Argentina, sai Higuaín para a entrada de Palácio. Tacticamente, nada muda, é avançado por avançado.
79 m - Jogada de insistência do ataque alemão, com o centro rasteiro da esquerda a ir ter com Höwedes, no centro da grande área adversária, onde, apesar de sem marcação em cima, acaba vendo um adversário roubar-lhe a bola...
81 m - Özil escapa-se pela direita, vai à linha de fundo e centra atrasado, para a entrada da grande área, onde surge Kroos a rematar... mal, ao lado.
85 m - Substituição - Na Argentina, sai Enzo Pérez para a entrada de Fernando Gago. Mais uma vez, nenhuma alteração táctica.
86 m - Jogada de ataque rápido da Argentina, conduzida por Messi, com Hummels a roubar a bola ao argentino, sobre a linha da grande área. O esférico, no entanto, sobra para Aguero, que vê, também ele, Schweinsteiger roubar-lhe a bola.
87 m - Substituição - Na Alemanha, sai Klose para a entrada de Mario Götze.
90 m - Três minutos de compensação dados pelo árbitro Nicola Rizolli.
90 m - Jogada do ataque alemão com Müller e Schürrle a fugirem à defensiva argentina, mas Götze, não muito longe da grande área, prefere rematar... fraco.
90 m - Termina o segundo tempo da final do Campeonato do Mundo de 2014 ainda sem qualquer golo, após uma entrada de rompante em jogo da Argentina, modificada tacticamente com a entrada de Aguero por troca com Lavezzi, com promessas de marcar logo no arranque dos segundos 45 minutos. No entanto, à medida que os minutos foram passando, a Alemanha reajustou-se e encaixou no jogo argentino, começando também a criar lances de perigo junto da baliza contrária. Contudo, a aproximação do 90.º minuto, acompanhada da perda de frescura física por parte de alguns jogadores, trouxe um futebol com cada vez menos espaços e mais cauteloso, levando a que tenha de se jogar mais um prolongamento para encontrar o nome do próximo campeão do mundo de futebol...
PROLONGAMENTO
91 m - Começa melhor a Alemanha, e logo com uma excelente oportunidade, com Schurrle, em excelente posição na grande área argentina após passe de Götze, a rematar para defesa de Romero. Mas o golo esteve perto...
92 m - Responde a Argentina, com remate cruzado de Aguero, mas que sai ao lado...
96 m - Com a Argentina a procurar jogar mais subida, agora já sobre a linha de meio-campo, excelente lance para Palácio marcar, com o avançado a aproveitar um erro de Hummels, que falha o corte, para ficar na cara de Neuer. No entanto, o chapéu saiu muito alto e ao lado...
107 m - Já com o segundo tempo do prolongamento a decorrer, entrada dura de Mascherano sobre Kroos, ficando muito perto de ver o amarelo. Que será o segundo...
108 m - Nova entrada dura de um argentino, neste caso Aguero, sobre Schweinsteiger, que deixa o alemão a sangrar do rosto. A falta de frescura física começa a fazer-se sentir na falta de discernimento dos jogadores...
112 m - GOLO!!! - Jogada da Alemanha pela esquerda, com Schurrle a escapar-se pela esquerda e a centrar para a grande área, onde está Götze, que, rápido a dominar e rematar, desfeiteia Romero. É o golo da Alemanha... e o provável título de campeão!
117 m - Lançamento em profundidade pelo flanco esquerdo, algo raro na Argentina durante o jogo, com Rojo a ir à linha e a centrar atrasado, para a entrada da grande área, onde surge Messi, que, de cabeça, remata por cima da baliza de Neuer, que acompanha...
119 m - Jogada de insistência pela esquerda do ataque alemão, com Muller a errar no centro
120 m - Substituição - Na Alemanha, sai Özil para a entrada de Mertesacker. Isto numa altura em que o árbitro concede dois minutos de compensações.
120 m - Provavelmente a última jogada na partida, num livre de Messi, descaído sobre a direita, com os centrais argentinos  na grande área alemã. No entanto, a bola sai muito por cima...
120 m - Termina o encontro. A Alemanha é campeã do mundo, pela quarta vez na história dos mundiais, tornando-se também a primeira selecção europeia a conquistar o ceptro no continente americano. Para a Argentina, que procurava o terceiro título mundial, é o desalento depois de um jogo bem disputado...
COMPARTILHAR:

+1

Não Consegue Ouvir ?

Participe Por SMS



Igreja